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Histórico da Construção do PPP
“Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio”.
(Henfil )
A formação de novas gerações, num mundo em constante transformação, exige uma escola dinâmica, desafiadora, critica e criativa, capaz de promover um ensino de qualidade, integrador e consistente.
Embora a aprendizagem escolar seja um processo ativo de construção modificação e enriquecimento do conhecimento pelo aluno, ele não está só nessa tarefa. Em vista da natureza social e cultural dos saberes, o processo ativo de ensino e aprendizagem requer o envolvimento de toda a equipe da escola e, principalmente, uma atuação do professor planejada e sistematizada, mas flexível, para que os alunos sejam bem sucedidos.
Ensinar e aprender é compartilhar saberes numa relação dinâmica, efetiva e equilibrada entre professor, alunos e conhecimentos.
O processo de construção do documento começou com um curso promovido pela SME, com a equipe do “Pensando Bem” de Juiz de Fora, para os diretores e pedagogos com o objetivo de fundamentar técnico-pedagogicamente a elaboração deste documento.
No decorrer da reunião a Diretora Ivonete e a Supervisora Wilma explanaram sobre o P.P.P., a linha pedagógica e os critérios que a escola segue.
Discutiu-se também os direitos e deveres de cada membro da comunidade escolar.
Foram levados vários questionamentos tais como: O que é o P.P.P.? Qual a função do P.P.P.? Quem participa deste projeto? Que sugestões os pais dariam para a execução e elaboração deste projeto?
Após os questionamentos e suas supostas respostas, cada pai presente deu a sua sugestão registrada em ata.
Sugestões dos pais:
Ø Educar através do diálogo, carinho e compreensão;
Ø Participar da vida escolar do filho;
Ø Contribuir e cooperar com a escola;
Ø Assiduidade dos alunos;
Ø Pontualidade dos alunos;
Ø Educar ludicamente;
Ø Respeitar todos os funcionários da escola;
Ø Cada família deve procurar seguir uma religião de acordo com os seus valores crenças e dogmas de fé;
Ø Respeitar as diferenças raciais, econômicas e religiosas;
Ø Valorizar os profissionais da escola;
Ø Incentivar o esporte na escola .
Desde 1991, a instituição vem traçando uma proposta pedagógica que contemple todas as expectativas dos segmentos que compõem esta unidade de ensino. Em 2007 foi aplicado um questionário aos pais para atualização dos dados.
O escopo primeiro era, por meio de um levantamento de opiniões do coletivo, pressupor as linhas que norteariam toda a ação educativa em busca de uma escola pública de qualidade.
Os questionários apresentavam as questões econômico sócio geográficas e se encontram registradas no PPP 2005.
Em 2009, este questionário foi atualizado e seus resultados foram consolidados e registrados nos gráficos deste atual documento.
Problemas elencados quando da elaboração do P.P. P:
• Falta de participação da família no processo educacional;
• Falta de articuladores e coordenadores na comunidade escolar ( associação de Bairros, empresas e etc.);
• Deficiência na aprendizagem dos alunos por falta de suporte especializado ( psicólogo, fonoaudiólogo e outros.);
• Salas lotadas que inviabilizam uma melhor mediação por parte do/a professor/a;
• Professores/as desatualizados/as por falta de cursos específicos.
Metas :
• Avaliação diagnóstica processual que leve em consideração todo o tempo de permanência e atuação do/a aluno/a em sala de aula;
• Procurar conhecer o/a aluno/a;
• Buscar o comprometimento e participação dos pais/responsável na educação escolar;
• Apoio pedagógico aos professores através de supervisores em número suficientes e coordenadores por disciplina e ou área de estudo;
• Articulação do trabalho pedagógico entre disciplina - interdisciplinaridade;
• Atendimento extra-classe em contra turno
• Gerenciamento dos recursos financeiros de maneira mais participativa, visando também, e primordialmente, as questões pedagógicas
O P.P.P. é um “processo”, por isso é um projeto que não está pronto e acabado, este é o pensamento de todos os profissionais da E.M. “Professora Maria Quitéria Pérez Schelb”.
Propomos uma avaliação anual deste documento ou quando se fizer necessária, pois a avaliação é um processo dinâmico que permeia todo o processo educativo, tendo em visto mudanças legais ou outras que alterem ou invalidem as ações propostas em nosso P.P.P. Estarão envolvidos nesta avaliação todos os segmentos da construção deste documento.
“Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio”.
(Henfil )
A formação de novas gerações, num mundo em constante transformação, exige uma escola dinâmica, desafiadora, critica e criativa, capaz de promover um ensino de qualidade, integrador e consistente.
Embora a aprendizagem escolar seja um processo ativo de construção modificação e enriquecimento do conhecimento pelo aluno, ele não está só nessa tarefa. Em vista da natureza social e cultural dos saberes, o processo ativo de ensino e aprendizagem requer o envolvimento de toda a equipe da escola e, principalmente, uma atuação do professor planejada e sistematizada, mas flexível, para que os alunos sejam bem sucedidos.
Ensinar e aprender é compartilhar saberes numa relação dinâmica, efetiva e equilibrada entre professor, alunos e conhecimentos.
O processo de construção do documento começou com um curso promovido pela SME, com a equipe do “Pensando Bem” de Juiz de Fora, para os diretores e pedagogos com o objetivo de fundamentar técnico-pedagogicamente a elaboração deste documento.
No decorrer da reunião a Diretora Ivonete e a Supervisora Wilma explanaram sobre o P.P.P., a linha pedagógica e os critérios que a escola segue.
Discutiu-se também os direitos e deveres de cada membro da comunidade escolar.
Foram levados vários questionamentos tais como: O que é o P.P.P.? Qual a função do P.P.P.? Quem participa deste projeto? Que sugestões os pais dariam para a execução e elaboração deste projeto?
Após os questionamentos e suas supostas respostas, cada pai presente deu a sua sugestão registrada em ata.
Sugestões dos pais:
Ø Educar através do diálogo, carinho e compreensão;
Ø Participar da vida escolar do filho;
Ø Contribuir e cooperar com a escola;
Ø Assiduidade dos alunos;
Ø Pontualidade dos alunos;
Ø Educar ludicamente;
Ø Respeitar todos os funcionários da escola;
Ø Cada família deve procurar seguir uma religião de acordo com os seus valores crenças e dogmas de fé;
Ø Respeitar as diferenças raciais, econômicas e religiosas;
Ø Valorizar os profissionais da escola;
Ø Incentivar o esporte na escola .
Desde 1991, a instituição vem traçando uma proposta pedagógica que contemple todas as expectativas dos segmentos que compõem esta unidade de ensino. Em 2007 foi aplicado um questionário aos pais para atualização dos dados.
O escopo primeiro era, por meio de um levantamento de opiniões do coletivo, pressupor as linhas que norteariam toda a ação educativa em busca de uma escola pública de qualidade.
Os questionários apresentavam as questões econômico sócio geográficas e se encontram registradas no PPP 2005.
Em 2009, este questionário foi atualizado e seus resultados foram consolidados e registrados nos gráficos deste atual documento.
Problemas elencados quando da elaboração do P.P. P:
• Falta de participação da família no processo educacional;
• Falta de articuladores e coordenadores na comunidade escolar ( associação de Bairros, empresas e etc.);
• Deficiência na aprendizagem dos alunos por falta de suporte especializado ( psicólogo, fonoaudiólogo e outros.);
• Salas lotadas que inviabilizam uma melhor mediação por parte do/a professor/a;
• Professores/as desatualizados/as por falta de cursos específicos.
Metas :
• Avaliação diagnóstica processual que leve em consideração todo o tempo de permanência e atuação do/a aluno/a em sala de aula;
• Procurar conhecer o/a aluno/a;
• Buscar o comprometimento e participação dos pais/responsável na educação escolar;
• Apoio pedagógico aos professores através de supervisores em número suficientes e coordenadores por disciplina e ou área de estudo;
• Articulação do trabalho pedagógico entre disciplina - interdisciplinaridade;
• Atendimento extra-classe em contra turno
• Gerenciamento dos recursos financeiros de maneira mais participativa, visando também, e primordialmente, as questões pedagógicas
O P.P.P. é um “processo”, por isso é um projeto que não está pronto e acabado, este é o pensamento de todos os profissionais da E.M. “Professora Maria Quitéria Pérez Schelb”.
Propomos uma avaliação anual deste documento ou quando se fizer necessária, pois a avaliação é um processo dinâmico que permeia todo o processo educativo, tendo em visto mudanças legais ou outras que alterem ou invalidem as ações propostas em nosso P.P.P. Estarão envolvidos nesta avaliação todos os segmentos da construção deste documento.
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